sábado, 11 de abril de 2020

OS MENINOS DINAMARQUESES QUE DESAFIARAM HITLER - PHILLIP HOOSE

Nenhum comentário
Sabemos que a segunda guerra foi terrível para todos os países que sofreram com os ataques da Alemanha. No livro de Phillip Hoose, temos a Dinamarca que aceitou politicamente se "aliar" a Alemanha nazista e um grupo de garotos que decidiu fazer alguma coisa.


Knud Pedersen, seu irmão e outros colegas da escola começaram a se incomodar que enquanto outros países lutavam heroicamente, o seu era ocupado por soldados que tomavam o país para si e faziam o que bem entendiam- sem resistência alguma da parte dos adultos.


Assim eles fundaram o clube RAF onde começavam seus protestos de forma rápida e despercebida. Inicialmente eles cortavam fios de telefones nazistas, mudavam as direções das placas, entre outras pequenas ações. Todo o esquema era feito em suas bicicletas.


Quando Knud e sua família precisa mudar de cidade -seu pai era pastor- eles formam um novo grupo chamado Clube Churchill e continuavam a fazer protestos cada vez maiores. Como eram garotos e sempre estavam pedalando dificilmente alguém os reconhecia ou associavam a algum tipo de ameaça.


A história do Clube Churchill é fascinante. O livro nos traz parte da história contada por Hoose -através dos relatos que ele adquiriu-  e também temos acesso ao depoimento do próprio Knud -sobrevivente e fundador do clube. A forma como eles decidiram não se calar e defender o seu país é de fato inspiradora. O livro também traz imagens dos feitos que viravam notícia na época, além de outras imagens históricas relacionadas aos fatos.


Espero que tenham gostado! Logo trarei mais resenhas da editora Vestígio - também nossa nova parceira.

Beijão!

Nenhum comentário :

Postar um comentário