sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Resenha A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw

Um comentário
O que você faria se descobrisse que uma pessoa querida está se transformando em vidro? Ou, o que você faria se estivesse se transformando em vidro?

Nas leituras de Janeiro, na minha pausa da série "Desventuras", tive contato com o livro "A garota dos pés de vidro" de Ali Shaw.



Tudo gira em torno de uma garota, Ida Maclaird, que descobre estar se transformando em vidro e Midas Crook que leva uma vida de fotógrafo em St. Hauda's Land.


A história começa quando Midas faz de tudo para alcançar um "clic" perfeito e esbarra acidentalmente em Ida, que está sentada, com botas bem maiores que seus pés, observando a paisagem. Eles têm uma breve conversa e continuam suas vidas por caminhos distintos.




O livro conta várias histórias paralelas a história de Ida e Midas, porém todos os personagens tem uma ligação com os dois de alguma forma.



St. Hauda's Land -um arquipélago peculiar onde costumava haver pesca de baleias (cruzes ;x)-,é um lugar pequeno e tradicional, onde todos falam sobre todos. A vida costuma ser bem monótona nessa ilha e quando Ida entra na vida de Midas ele começa a experimentar novas sensações e sentimentos que ele nunca havia se permitido sentir.




Ida costumava frequentar festas e se divertir mas desde que descobriu sua doença, ela começou a tomar bastante cuidado com o modo que levava sua vida.



Midas sempre foi um rapaz reservado, de poucos amigos e com uma família tradicional e problemática -Sim, sua família era tradicional e, como toda família, tinha diversos tipos de problemas variados.



Certa noite, Midas não consegue conter sua curiosidade e, depois de alguns goles de vinho no chalé que Ida estava hospedada, aproveita que ela está adormecida e retira as meias dos pés dela revelando algo duro e transparente. - Seus pés eram de vidro.


Desde que ele descobre o segredo de Ida eles começam a passar mais tempo juntos à procura de uma cura para o problema dela e, consequentemente, acabam se apaixonando. 



Tenho que ser extremamente sincera quando falo que não esperei muito desse livro. E isso foi bom, pois não criei expectativas e não me decepcionei.



O inicio do livro não conseguiu me prender. Ele conta diversas histórias sobre personagens secundários o que, na minha opinião, foi uma perda, pois poderiam ter explorado mais a vida dos personagens principais. 



Mas, do meio do livro para lá, a história pega um certo movimento, Ida e Midas têm um envolvimento, o problema é: até que o relacionamento deles chegue em algum lugar demora bastante -por causa do comportamento extremamente reservado de Midas. 


Achei o livro interessante de certa forma por explorar o íntimo de todos os personagens e seus diversos sentimentos e conflitos, além disso, mostra como nossas vidas podem mudar de uma hora para outra -seja por uma doença ou por conhecer uma nova pessoa. 


Um fator muito importante ficou em aberto e isso acabou me desanimando ainda mais. O livro não trás uma explicação para a doença de Ida -seja ela mágica ou científica.

Infelizmente, não consegui me identificar com nenhum personagem :( é uma leitura leve e fácil, mas não deu, no meu caso, para criar laços com a história. 


É um romance triste e quase tudo nela é bem nefasto, mas de certo modo mostra como cada personagem evolui com o passar do tempo e como a doença de Ida consegue fazer outros personagens enfrentar situações delicadas que aconteceram no passado.


O livro não foi muito interessante para mim, mas quem gosta de romance e situações complicadas vai gostar -já que ele é recheado de complicações. Eu não tive muita paciência com o Midas e um certo personagem - o dono do chalé no qual Ida estava hospedada- me aborreceu bastante.



Se você já leu o livro e gostou coloque nos comentários a sua opinião :) para que eu possa tentar ver a história de um outro jeito.


Lembrando que: O que pode ser bom para mim pode ser horrível para outra pessoa.


Espero que tenham gostado e não se desanimem para ler a história! 

Beijos :*







Um comentário :