quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Surpreendente - Maurício Gomyde

Nenhum comentário
Recebi da editora Intrínseca o livro Surpreendente. É uma história nacional do gênero ficção.


Pedro é um jovem sonhador e adepto do cinema felicidade -como ele batizou. O jovem coloca na cabeça que sua missão na terra é tornar a vida das pessoas melhores usando o cinema.
Mas Pedro não é um jovem qualquer. Ele sofre de um problema a visão que, se agravar, o fará ver tudo em preto e branco, ou pior, ocasionará sua cegueira total.



Superando suas limitações, Pedro divulga o cinema felicidade com algumas sessões no último cine club da cidade e trabalhando na VIP, uma locadora na periferia, lutando contra tudo que possa atrapalhar seu objetivo.
Cada vez mais parece que ele está apanhando para o destino e tudo começa a perder a graça e o entusiasmo de antes.


É um verdadeiro romance, temos o grupo de amigos perfeitos, que partem em busca do filme perfeito para o tão sonhado cacau de ouro -prêmio de cinema nacional- e fazem tudo por Pedro - o autor enfatiza muito na amizade, e isso não é ruim, gostaria de ter mais amigos como os dele-, temos romances, tragédias e aventuras surpreendentes.


Foi um livro muito bacana no começo, mas com o tempo achei que a história foi ficando um pouco dramática e clichê. As coisas terminaram tomando um rumo totalmente diferente do que eu achei e alguns personagens mudaram demais ao longo da história. O romance é dividido em partes, gostei muito disso. As primeiras partes tinham um ritmo perfeito, mas as últimas foram rápidas demais.


Senti que a história não teve um controle das revelações e tinha "notícias bombásticas" demais. Juro que tentei me aprofundar nos personagens e tudo mais, porém não consegui. Percebi que tudo girava exclusivamente em torno de Pedro, cada um têm suas particularidades, é claro, mas eles se doam tanto ao protagonista que acabou sendo impossível me apegar a qualquer um deles.


No fim, não consegui ver Pedro como o herói que a história tentou passar - alguém que enfrenta tudo, inclusive suas próprias dificuldades-, mas sim como um jovem que mantem a maturidade até que algo fuja de seu controle, se tornando bastante imaturo e revoltado.


Foi minha primeira experiência com Maurício Gomyde e o livro não foi escrito para me agradar, acredito que existam pessoas que tenham gostado bastante dele! Talvez eu não tenha me apegado por ser um romance tão forte -romances não são minha praia gente ;x.


Mas espero que sua experiência seja maravilhosa! Se já leu, não deixa de comentar o que achou! :)
Beijão!




Nenhum comentário :

Postar um comentário