domingo, 27 de julho de 2025

Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal - Juan Pablo Villalobos

Nenhum comentário

Juan Pablo Villalobos tem se tornado um dos meus autores mexicanos preferidos, pela forma inteligente que ele desenvolve os problemas de seu país.


Li o primeiro livro da "trilogia" anos atrás e amei profundamente. Foi muito bem elaborado, mas não comecei essa história esperando qualquer semelhança com a anterior (A festa no covil) que não fosse chamar atenção para algum problema social do México.


Primeiro ponto: NÃO É UMA TRILOGIA CONTÍNUA. Cada livro aborda uma tema social do País e são descritos por personagens diferentes e sem ligação.


Segundo ponto: Oreo é um adolescente de 14 anos que tem sua realidade escancarada para si após a família sofrer diversas situações desastrosas. Ele teve a virada de chave que muitos não tem sobre sua vida e condições econômicas familiares. Sofreu injustiças, não é um personagem puro, traz o rancor e a modulação de ideias baseado em suas vivências. O autor escreveu a história (assim como o primeiro livro) na visão do garoto e faz isso muito bem, dando a ele a maturidade devida.




Terceiro ponto: é uma literatura de desconforto, ela vem para informar, incomodar e salientar situações muita vezes invisíveis. Basicamente seu papel é estourar a bolha.

Acompanhar Oreo e sua família (os pais e seus 6 irmãos) nessas desventuras, me trouxe um misto de emoções. Explorou as crenças mexicanas e a política de uma forma imatura (pois como eu disse antes, o livro é contado pelo garoto de apenas 14 anos), mas certeira. 


O autor escreve muito bem, me trouxe contrastes, me fez pensar e prestar atenção na história para criar meus conceitos sobre essa realidade. Foi minha indicação para meu clube de leitura (@renascimentoliterario) e fiquei muito feliz com todas as diferentes opiniões.


Espero que gostem, foi um bom livro para sair da zona de conforto!


Nenhum comentário :

Postar um comentário