terça-feira, 2 de junho de 2020

The Outsiders - S. E. Hinton

2 comentários
Uau.

Fazia tempo que eu não mergulhava tão fundo em uma história e esse livro me trouxe diversas sensações.

Ponyboy é um garoto de 14 anos que após a morte de seus pais, leva a vida sempre alerta com seus irmãos mais velhos, Soda e Darry - que tem o cor ação um pouco endurecido. 

Eles são Greases - isso mesmo, tempos da brilhantina- e vivem tentando sobreviver em um mundo onde a criminalidade é grande, onde quase toda hora tem briga de gangues, abuso da polícia e os malditos Socs (em sua maioria, riquinhos mimados que adoram dar uma surra sem nenhum motivo aparente em um Greaser.

Pony é um garoto observador e através dele conhecemos todos os personagens. Depois de uma briga daquelas com Derry, Ponyboy decide fugir com seu melhor amigo Johnny - que tem uma carga de problemas nas costas. E quando tudo parecia enfim resolvido, eles acabam se envolvendo em uma briga e gerando a morte de um Soc.


Acostumados com a vida dura de um Greaser - em que quase nunca sua palavra é de fato levada a sério-, eles partem de Tulsan para evitar mais problemas com a polícia e a assistência social.

Eu não conhecia a clássica história de "The Outsiders" e preciso dizer o quanto estou arrependida de não ter conhecido esses meninos tão problemáticos e ainda assim unidos -como uma família. A edição comemorativa lançada pela intrínseca está linda e também traz a participação de alguns atores que estrelaram o filme.


Foi maravilhoso poder ter essa aventura ao lado dos garotos que perderam tanto e ainda conseguiam sonhar na mesma proporção -bem, nem todos. Ao decorrer do livro eu percebi uma mudança sobre os estereótipos abordados, nem tudo é o que parece. As vezes deixamos que nomes nos definam e isso acaba mascarando quem realmente somos e o que o outro é, também acaba levando a conflitos indesejados -como os do livro.


Por fim, só me resta desejar que você leia o livro e não esqueça: Permaneça Dourado.



  


2 comentários :