segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Mulheres Sem Nome - Martha Hall Kelly

Nenhum comentário
Esse mês li muitos livros ambientados na segunda guerra mundial, mas nunca imaginei que fosse me deparar com tantas faces da guerra em apenas um livro.


Mulheres sem nome traz a perspectiva de três mulheres (Caroline, Kasia e Herta) que viveram a segunda guerra. Mulheres com força e determinação.

Caroline trabalha voluntariamente no consulado da França em Nova Iorque, tudo está o maior caos depois que Hitler decide invadir a Polônia.

Kasia é apenas uma jovem quando vê seu país (Polônia) totalmente modificado pela invasão nazista e acaba se juntando a resistência.


Herta é uma jovem alemã ambiciosa que estuda medicina e deseja ser cirurgiã -realidade distante para uma mulher na década de 30/40.

A história retrata acontecimentos de 1939 a 1959, durante esses vinte anos podemos ver perspectivas dessas mulheres em localidades diferentes e a medida que a guerra vai acontecendo suas vidas são cruzadas. Um ponto importante é o fato de mostrar o pós guerra, não se limitando apenas a guerra em si, mas mostrando todas as consequências por ela causada.


A escrita é maravilhosa e cheia de detalhes, a autora soube tornar únicas cada uma de suas personagens, isso me permitiu criar ligações -principalmente com Kasia, que acabou parando no campo de concentração de Ravensbrück e vivenciando diversas atrocidades.


Quando pensamos na segunda guerra, sempre imaginamos apenas dois lados, quando na verdade a guerra gerou dezenas de situações distintas e milhares de histórias, milhares de faces. 


O livro é brilhante e tocante. Mesmo com suas quase 500 páginas, a leitura é fluída e é quase impossível interromper. A escrita é direta e não nos poupa de muitos dos sofrimentos vivenciados pelas personagens, mas ainda assim cumpre seu papel. Ainda estou digerindo a história, é o tipo de livro que fica na pele por dias.

Absolutamente fantástico!

Nenhum comentário :

Postar um comentário