domingo, 11 de outubro de 2020

Ansiedade no mundo dos livros - Gabriela Mélo

Nenhum comentário
Um belo dia você acorda e depois do café da manhã, ou uma conversa com um amigo, tem uma ideia incrível: 

"Vou criar um ambiente virtual para compartilhar minhas leituras."


E é exatamente o que você faz. Está lendo seus livros, gerando conteúdo e seus amigos estão crescendo. Você precisa cada vez mais comprar mais livros, porque está vendo outros influenciadores com uma coleção nova e a quantidade de engajamento que aquilo trouxe. 

Você trabalha, você está em prova, tem seus problemas pessoais e está cada dia lendo menos. Toda vez que um novo amigo fala com você, era para ser divertido mas, "poxa, outra indicação? Quando finalmente terei tempo para ler tudo isso?"

Você se cobra cada vez mais e lembra cada vez menos do que leu, os livros já não tocam sua alma como antes, você não consegue sentir. Todo seu projeto se resume em números, quantos seguiram, quantos lidos, quantos...

Então, você está infeliz. A leitura que era sua fuga, agora se torna o vilão e você não tem mais para onde ir, não tem mais um lugar seguro, está sempre correndo, está sempre se cobrando, sempre... se sabotando.

Quando os valores mudam, os sentimentos mudam. Quando o número de seguidores importa mais do que a qualidade do livro lido, seu trabalho não vai ser bom. Você vai se sentir cada dia mais degastado, mais violado e desrespeitado, por tudo, inclusive você mesmo.

Aproveite o livro, saboreie o livro e a qualidade do seu conteúdo será incomparável. Estamos em um momento que queremos ser tudo, somos imediatistas, não respeitamos nosso corpo, nem nossos limites. Estamos ocupando tanto o nosso dia que não conseguimos respirar e no final estamos cansados, sufocados e desgastados.

Bem sei como podemos ser terríveis com nós mesmos, como somos peritos em nos desvalorizar e nos esgotar, como não reconhecemos nossos esforços ou conquistas. Isso precisa mudar.

Não seja aquilo que te adoece, seja sua cura. A literatura é o maior presente que a humanidade poderia pedir, não vamos deixar que isso nos corrompa. Você é maravilhoso quando respeita seus limites, seja aquilo que pode ser e tenha certeza que será extraordinário.

Com amor, 
Gabi.

Nenhum comentário :

Postar um comentário