quinta-feira, 15 de abril de 2021

Revolução dos Bichos - George Orwell

Nenhum comentário

Em uma cidadezinha do interior há uma fazenda como outra qualquer, o fazendeiro mora na casa e mantem seus animais em seus respectivos locais, alimentando e cuidando para que trabalhem bem.

Mas durante à noite, em uma das reuniões no celeiro, a conversa tomou um rumo totalmente diferente, Um porco idoso e inteligente havia observado a rotina da fazenda e pela primeira vez foi questionado a forma como eles viviam, o humano ficava com todo o trabalho deles e em troca lhes era dado o básico e de forma alguma aquilo poderia continuar.


O porco mais sábio partiu, os seus seguidores ficaram e causaram a revolução. Eles estavam muito empolgados, colocaram o fazendeiro para fora e começaram a viver de forma justa, comendo o quanto queriam, vivendo suas próprias regras e trabalhando quando tinham vontade. 


Logo os porcos seguidores perceberam que as coisas não estavam indo bem e sendo assim as regras foram mudando, era conveniente alterar as regras já que a maioria dos animais não sabia ler e os que sabiam não entendiam bem. Aos poucos a "liberdade" vai se mostrando ser um verdadeiro pesadelo e os animais já não tem mais tanta certeza se podem confiar em seus "libertadores".


A Revolução dos Bichos é uma grande crítica ao governo soviético de Stalin. Com um forte posicionamento político, George Orwell demorou a ter seu livro publicado, mas o que parecia uma simples fábula acabou se tornando um livro político muito discutido na atualidade.

Acho que é uma ótima obra para se refletir sobre muitos fatores que continuam atuais, mesmo depois de tanto tempo. A nova edição da intrínseca conta com capa dura, ilustrações marcantes e dois textos críticos que irão se aprofundar na história. 

Espero que possam desfrutar dessa história magnífica!

Beijão!



Nenhum comentário :

Postar um comentário