terça-feira, 8 de junho de 2021

Minha Sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell

2 comentários

 "Minha Sombria Vanessa" definitivamente não é uma história de amor. Mas uma certeza que eu tenho é que é a história de diversas adolescentes.

Durante sua adolescência, Vanessa viveu um romance com seu professor de inglês, Sr. Strane. Depois de brigar com sua melhor amiga ela acaba sem companhia na escola e suas notas vão decaindo, o que a faz necessitar de uma atividade extracurricular.

É assim que ela entra no mundo do Sr. Strane, seu professor de 42 anos de idade. Tudo começou de forma cuidadosa, alguns elogios sutis, como se ele estivesse querendo ter certeza que o terreno era seguro para si, o problema é que não estamos falando de um terreno realmente, estamos falando de uma menina.

Muitos anos depois, Vanessa tem acesso a um post no facebook de uma antiga aluna do colégio interno que ela estudou, contando como o professor Strane a abusou durante os anos em que ela foi sua aluna. Essa denúncia acaba fazendo Vanessa relembrar de sua adolescência e seu romance com seu professor, começando a se questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se havia sido manipulada.

Esse não foi um livro fácil, o tema em si é bem pesado e isso acabou me fazendo ter um pouco de dificuldade para concluir a leitura. Nem de longe esse livro é ruim, pelo contrário, é ótimo! "Minha sombria Vanessa" dá voz a diversas meninas que sofrem ou sofreram abusos de seus professores ou qualquer figura de autoridade que se aproveitou disso para desenrolar uma história de traumas.


Estar na cabeça de Vanessa e acompanhar seu raciocínio foi extremamente revelador, as vezes a vítima não sabe que foi vítima e essa é a importância da história. Não importa o nível do abuso, as consequências podem ser destrutivas. É importante falar sobre isso com pessoas de confiança e ouvir as vítimas com empatia.

É um tema extremamente delicado e necessário. Leiam "Minha Sombria Vanessa".


 

2 comentários :

  1. Esse é aquele tipo de livro que dá vontade de ler, mas ao mesmo tempo não, só pra não ficar pra baixo (considerando o tema).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente! É extremamente conflitante as reações. Não é para quem tem pouco estômago.
      Beijão!

      Excluir