terça-feira, 20 de agosto de 2019

O Labirinto do Fauno - Guillermo del Toro e Conerlia Funke

Nenhum comentário
Eu nem preciso dizer como eu fiquei ansiosa com o lançamento desse livro. CORNELIA FUNKE, apenas a escritora favorita aqui do blog.


Ao receber "O labirinto do Fauno" meu coração quase explodiu de alegria e preciso dizer que fiquei com medo. É muito difícil fazer uma adaptação literária de uma obra visual, ainda mais de tanto sucesso como foi o premiado filme. Mas assim que eu abri o livro, esqueci de tudo, a escrita estava fantástica, os gráficos belíssimos e eu não podia reclamar de nada.


O livro conta a história de Ofélia, uma garota que se muda para uma floresta onde seu novo padrasto -o capitão- lidera um exército fascista contra a resistência ainda escondida na floresta. Ao chegar na floresta, a menina se depara com algumas figuras estranhas que parecem muito velhas.


Logo as criaturas do mundo subterrâneo acreditam que ela é a princesa perdida, Moana e procuram a menina durante a noite para convencê-la a voltar para seu reino, incluindo o Fauno. Ofélia se sente muito sozinha, sua mãe está grávida do filho do Capitán e a única que parece entendê-la é a governanta, Mercedes.


A menina precisa resolver três desafios para poder finalmente voltar ao seu reino, mas a cada tarefa cumprida o Fauno parece mais forte e menos confiável e Ofélia começa a desconfiar se realmente ele fala a verdade. Encurralada por todos os lados, desde o seu padrasto cruel até as criaturas mágicas de índole duvidosa.


O livro é extremamente fiel ao filme, mas a escrita faz o leitor viajar e sentir todas as emoções de uma forma única. É muito difícil confiar em alguns personagem em uma época onde tudo é traição e espionagem, mas tudo funcionou muito bem. Também tem as criaturas que nos arrepiam a alma como o homem pálido e o próprio Capitán, que tem uma alma tão sombria quanto a história do labirinto.


O que eu mais gostei foram os dez contos acrescentados pela Cornelia Funke, os contos nos dão conhecimento sobre antes de tudo, antes da princesa, do desaparecimento dela, da criação do labirinto e nos explica melhor toda a atmosfera fantástica e sombria criada por del Toro.



Recomendo muito, além da edição estar maravilhosa!



Nenhum comentário :

Postar um comentário