terça-feira, 15 de outubro de 2019

Matéria Escura - Blake Crouch

Nenhum comentário
E se para cada escolha que você fizer uma nova linha da sua vida seja formada, um outro "eu" que decidiu fazer algo um pouco diferente, ou "eu" que você excluiu.


Em Matéria Escura, temos como personagem principal Jason Dessen, professor universitário de física. Ele vive com sua mulher Daniela e seu filho, em Chicago. Muita coisa mudou na carreira dos dois depois que Daniela descobriu que estava grávida, mas isso nunca foi um problema.


Em uma noite, Jason encontra um amigo da faculdade que acaba de ganhar um importante prêmio da física e está comemorando todo dinheiro recebido. No final das comemorações, ao sair do bar, Jason é abordado por um desconhecido que aponta uma arma para sua cabeça e pede que ele dirija até um galpão distante.


Após humilhá-lo, o raptor injeta algum tipo de droga que ele não consegue reconhecer e sua visão e a realidade ao seu redor vão se alterando aos poucos.

Jason acorda em uma realidade completamente diferente, ele ainda é ele mesmo, as pessoas sabem quem ele é, mas como ele foi parar naquele laboratório? Por que fazem tantas perguntas? Sua única saída é escapar e tentar entender o que aconteceu. Aos poucos ele descobre que não se casou com Daniela, que seu filho nunca nasceu e que ele ganhou o tal prêmio. 


Definitivamente ele estava preso em outra realidade, seu outro "eu" havia dedicado a vida tentando provar a existência de multiversos e finalmente tinha conseguido. Mas Jason não suportou a ideia de ter tudo aquilo sem a sua família, não podia confiar em ninguém e precisou de ajuda para tentar voltar para casa.


O desfecho dessa história é muito interessante, eu amo ficção científica e essa foi bem construída. Foi um livro que me deixou muito pensativa sobre as escolhas que fazemos, sobre tudo que excluímos ao fazer uma escolha, mas o mais importante: sobre valorizar a família. Jason sempre foi fiel a sua realidade e isso deu muita força a ele em durante toda trajetória.

É um livro fantástico, eu recomendo!






Nenhum comentário :

Postar um comentário